sábado, 25 de agosto de 2012

Racionais e os seus Álbuns Desconhecidos


AVISO:
Esse Blog fala sobre música, e não apenas Heavy Metal é música. Eu trato de cultura de rua, do Rock, do Punk, do Metal e por que não do Hip Hop? Não tenho preconceitos, sou eclético,e o meu objetivo é levar o conhecimento que eu tenho sobre música para as outras pessoas.



  Muitos acham que este CD da imagem é o primeiro álbum do Racionais. Mas não é. Este disco é uma coletânea de 1996 , com faixas escolhidas pela gravadora, algo que não são faixas escolhidas pelo Racionais,é coisa de gravadora,pra vender. Este álbum contém quase todas as músicas do Racionais Mc's, com e exceção da música "Beco Sem Saída" do disco Holocausto Urbano de 1991, e da faixa "Agradecimentos" do disco Raio X Brasil de 1993. Também ficam de fora as outra versões de "Voz Ativa" ficando apenas a menos interessante, a versão baile Esta "Agradecimentos", não é o "Salve" ( que na verdade é do álbum Sobrevivendo no Inferno) que mostra nos sites de downloads ou de CD's a venda, esta é muito melhor, com uma base embalada, cheia de ginga.

 O Racionais Mc's,o melhor grupo de Rap da América Latina, teve a sua primeira gravação registrada numa coletânea lançada pela Zimbabwe Records chamada Consciência Black .Alguns dizem que é de 1990, outros dizem que é de 1988 (aqui o link para baixar http://comunidaderapdownload.blogspot.com.br /2010/11/consciencia-black.html ) mas a verdade é que tem 2 músicas que seriam  no futuro do primeiro disco, "Tempos Difíceis"e "Pânico na Zona Sul" mas com versões diferentes, muito boas. Aliás, todo a coletânea é ótima.

 O primeiro álbum, chamado ( e já citado ) Holocausto Urbano  de 1991, um disco com 6 músicas, todas ótimas. Depois, eles lançam Escolha o Seu Caminho de 1992, com 4 faixas. Três dessas faixas são a mesma, "Voz Ativa", a primeira na versão rário ( baixe aqui http://comunidaderapdownload.blogspot.com.br/2009/09/racionais-mcs.html ) a outra, a versão que todos conhecem, a versão baile. Mas a versão radio é muito boa, eu comprei na loja uma fita, custava R$ 5,00, original, e tinha as três versões, a versão radio tem  muito mais ginga, efeitos, é a melhor do disco,mas poucos conhecem. A versão capella é só a voz ( claro,se não não seria capella ), e a já conhecida "Negro Limitado".

  Em 1994 eu ouço uma música estranha, que explodiu nas rádios, se chamava "Fim de Semana no Parque", esse estouro foi em agosto de 1994, mas o álbum é de 1993, Raio X Brasil  É difícil explicar, mas a sensação que eu tinha era muito boa, eu ia nas lojas e ficava olhando para as fitas, que em uma loja tinha todas deles, a arte da capa, as letras, as bases, fiquei encantado, não só eu, mas o Brasil todo, até o Caeteno Veloso elogiou o grupo. "Homem na Estrada", "Mano na Porta do Bar" mostravam a favela, as atitudes  da polícia,  mostrava,  levava pra dentro do meu quarto a periferia, a consciência social, a vida como ela é. Eu não gostava do "mundo branco" como eu chamava, caras cabeludos que cantavam com voz fininha e ouvido por pessoas de dinheiro e metidas a besta ( era essa imagem que me passavam os fãs de Bon Jovi, não havia peso nem agressividade, e fãs de Raimundos, Sepultura e Iron Maiden era muito difícil de encontrar, o Rock ficou pra mais tarde ).

  As 8 faixas, eram ouvidas por mim todos os dias, na época eu comprei também nos camelôs, assim como Raio X Brasil  a fita de Holocausto Urbano, a única da cidade, eu acho, pedi pra minha mãe, que estava com pouco dinheiro ( como sempre, estamos no Brasil, e não na Dinamarca ), e ela disse: "Não, não dá." Mas enchi até comprar. Foi o melhor e mais raro presente que ganhei.Um dia chuvoso e frio de 1995, esse disco me faria eu ganhar discussões sobre Rap entre os meninos do Centro da cidade, que insistiam em dizer que aquela parte de "Mulheres Vulgares" na faixa "Lora Burra"  do Gabriel O Pensador era dele, e eu mostrava que não era.

  Esses álbuns, acabaram ficando desconhecidos, só quem é fã de Racionais sabe essas informações, na época não existia internet ( pelo menos eu não entrava ) foi tudo na base da admiração e gosto pelas batidas "black" e letras que mostravam a realidade. ESSES ÁLBUNS FARIAM EU ME PREPARAR PARA UM FUTURO DURÍSSIMO QUE EU TERIA QUE ENFRENTAR, ME DERAM FORÇAS E CONHCIMENTO PARA SABER COMO FUNCIONA O MUNDO! O Rap, assim como o Hardcore, e o Thrash Metal, falam a real, é música de protesto e conscietização, e muito mais atitude.O Rap, especialmente do Racionais, faziam eu me identificar com os mais carentes, ajudando eu a ter mais consciência social. Agradeço isso a Deus e ao Racionais Mc's!


 
Holocausto Urbano (1991)

01 Pânico na Zona Sul
02 Beco Sem Saída
03 Hey Boy
04 Mulheres Vulgares
05 Racistas Otários
06 Tempos Difíceis


Escolha o Seu Caminho (1992)

01 Voz Ativa (Versão Rádio)
02 Voz Ativa (Versão Baile)
03 Voz Ativa (Acapella)
04 Negro Limitado

 Raio X do Brasil (1993)

01 Introdução/Fim de Semana no Parque
02 Parte II
03 Mano na Porta do Bar
04 Homem na Estrada
05 Júri Racional
06 Fio da Navalha
07 Agradecimentos


Um comentário:

  1. SALVE MANO BELEZA MUITO BOM ESTE TEU ACRVO ;; VOUDEIXAR AKI O LINK DO MEU BLOG LA TEM MUITOS OLD SCHOOL HIP HOP DAS ANTIGAS BELEZA AKI ESTA O LINK http://telaocoletanias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir