terça-feira, 19 de junho de 2012

Slipknot e Mushroomhead - Quem veio primeiro?


Um dia numa loja de discos me deparo com uma banda idêntica ao Slipknot, uma capa com os caras mascarados, um cenário obscuro, a capa lembrava muito a do primeiro disco do Slipknot, a diferença é que a capa era escura, sem cores quentes.Era o Mushroomhead.

Baixei algumas músicas, assisti uns clipes no You Tube e pude notar que eles eram uma mistura de Korn com Slipknot. Os sintetizadores iguais ao do Korn, e a voz também, daí contrastava com um vocal gutural e um peso que lembrava o do Slipknot, até mesmo com percussão e scratches.

Mas quem venho primeiro? Bem, o Mushroomhead.foi formado em 1993 em Cleveland, Ohio, EUA. Os integrantes para se diferenciar das outras bandas, passaram à usar mácaras, uniformes e codinomes.Seu primeiro show foi em 1993. Em 1995 a banda lança um disco homônimo que é seu primeiro registro.

O Slipknot foi formado oficalmente em 1995, e teve aí o seu primeiro lançamento (que eu tenho inclusive) o "MATE.FEED.KILL.REPEAT." que se você conhece o primeiro disco, vai notar na hora que este que citei seria um "esboço" do primeiro oficial de 1999.As músicas são muito parecidas.

Mas quem veio primeiro? Pois é, há vários boatos. Um deles é que a gravadora Roadrunner teria quase assinado um contrato com o MRH, mas não sentiu peso nas músicas, aí formaram uma banda com mais peso, o Slipknot, parece ser mesmo, pois assisti na MTV que a banda foi formada por músicos de estúdio, profissionais que dão uma "forcinha" para alguns músicos que não conseguem gravar uma música direito, aí chamam um músico de estúdio,estes teriam sido "escalados" pela gravadora para formar o Slipknot, com isso teriam copiado a idéia do MRH,com um pouco mais de mídia, mistério e aparente misticismo. Parece isso mesmo, mas não se sabe, ninguém de nenhum dos lados fala sobre isto concretamente.

Mas quem é melhor? Sem dúvida o Slipknot, o baterista por exemplo, Joey Jordson é muito bom, inclusive toca em algumas bandas de Black Metal famosas e de renome como convidado. As semelhanças e mistérios são grandes, até o baixista do MRH usa uma máscara de porco como o falecido baixista do Slipknot Paul Gray,mas a qualidade conta muito, e o Slip tem músicos muito melhores.

O mistério continua!

3 comentários:

  1. minha opiniao Slipknot + Mushroomhead = perfeito, eu escuto slip a um bastante tempo e to escutando Mushroomhead a pouco tempo e gostei muito do estilo e ritmo das letras mas uma diferenca aceitavel e q nos show de knot sao sempre + agitados mas pra descrever quem e melhor so basta te o gosta de cada banda

    ResponderExcluir
  2. outra coisa q eu esqueci de comentar acima e q cada mascaras do slip tem um significado assim como o logo da banda ja o mus.... eu n sei

    ResponderExcluir
  3. os dois sao fodas :D simples assim, tem gente que precisa aprender isso e parar de brigar, parecendo menino de 10 anos, --' os dois sao fodas e ponto final :D

    ResponderExcluir